A administração dos recursos humanos é com certeza um dos principais pontos a serem tratados por uma empresa que busca se destacar no mercado. Investir no treinamento e desenvolvimento de pessoal é investir em resultados que com certeza trarão retorno em curto, médio e longo prazo.

O que ocorre é que para muitas pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoal são a mesma coisa. Porém, já vamos adiantando que não são! Vejamos separadamente o conceito de cada uma destas etapas.

Treinamento de pessoal

Treinamento é o ato de levar aprendizado para os colaboradores de uma organização incentivando a obtenção ou otimização de habilidades para determinado cargo ou ação.

O treinamento tem como objetivo o aumento da eficiência, da produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover a segurança no trabalho e evitar a necessidade de retrabalho. Além disso, a ferramenta ainda poderá motivar características importantes para qualquer nível hierárquico, tais como a proatividade, empatia e criatividade.

Tipos de treinamento

  • Integração de novos colaboradores: possui a finalidade de agregar os novos colaboradores à rotina da nova empresa, mostrando sua missão, visão, valores, tipo de conduta e comportamento adequado.
  • Treinamento de habilidades técnicas: tem como finalidade aprimorar os métodos de trabalho dos profissionais por meio de formação de novas tecnologias e modelos organizacionais.
  • Treinamento de liderança: tem como objetivo a preparação de lideranças, pois permite aos profissionais saber como desenvolver os integrantes da equipe, como realizar o gerenciamento do tempo e de atividades além do aumento da produtividade focada em resultados.
  • Treinamento motivacional: essa modalidade tem como objetivo o desenvolvimento humano dos colaboradores por meio de ações de incentivo, potencialização das habilidades e mudança de comportamentos.

Desenvolvimento de pessoal

Conforme descreve Milkovich e Boudreau, em seu livro sobre Administração de recursos humanos, de 2000: “Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização”.

O processo de investir no desenvolvimento de um profissional está relacionado ao aprimoramento do conhecimento e das habilidades de natureza complexa e não estruturadas. Trata-se da capacidade de acumular conhecimentos e informações que podem melhorar efetivamente o desempenho de um colaborador em sua função.

A ideia é que o colaborador esteja apto para evoluir os conhecimentos que já possui e para aprender novidades. Todo esse estudo deve estar relacionado à área em que ele trabalha de forma não engessada. A consciência não deve estar além apenas do local de trabalho, ela deve estar dentro de tudo que envolve esse universo.

Mas então, qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

Em resumo podemos dizer que tanto o treinamento quanto o desenvolvimento de pessoas estão relacionados ao investimento em conhecimento que as empresas fazem em seus funcionários.

A grande diferença é que no processo de treinamento o retorno deste investimento acontece em curto e médio prazo, enquanto no desenvolvimento, por abranger fatores não somente técnicos mas também comportamentais, este retorno ocorre a longo prazo.

Sua empresa tem uma política sólida de investimento no treinamento e desenvolvimento de seus funcionários? Conte-nos nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *